Semana Nacional do Meio Ambiente

·         O homem destrói a natureza na justificativa de sobreviver, a natureza luta para sobreviver, para garantir a sobrevivência do homem.”

Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente no dia 5 de Junho, desde o ano de 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, alertando o público e governos de cada país sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos e implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação ambiental, sendo que se tornou a maior celebração do nosso meio ambiente.

Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano. Um evento mundial que foi liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. A reunião durou até o dia 16 e congregou vários governos e ONG’s. Por esse motivo a data foi escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.

Inicialmente, essa Conferência das Nações Unidas reuniu 113 países, além de 250 organizações não-governamentais.

Ao longo dos anos 1980, o interesse pela ecologia, e o equilíbrio natural se faz aumentar. Em 1992, outra grande Conferência, a Rio-92 é realizada no Rio de Janeiro para avaliar os avanços e envolver os governos e a população na preservação do meio ambiente.

Entre os principais temas discutidos durante o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, destaca-se: a poluição do ar, do solo e da água; o desmatamento; a diminuição da biodiversidade e da água potável; a destruição da camada de ozônio e das florestas; a extinção das espécies animais e vegetais, e a sustentabilidade.

Tema do Dia Mundial do Meio Ambiente 2019

Todos os anos, as Nações Unidas dão um tema diferente ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta foi a forma encontrada pela ONU para dar idéias de atividades que promovam a conscientização da população para preservar o meio ambiente.

O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente para o ano de 2019 é “Poluição do Ar” e terá a cidade de Hangzhou, na província de Zhejiang na China como sede das comemorações mundiais referentes ao evento.

O Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano incitará governos, indústria, comunidades e indivíduos a se unirem para explorar a energia renovável e as tecnologias verdes, bem como melhorar a qualidade do ar em cidades e regiões de todo o mundo, tendo em vista que, aproximadamente 7 milhões de pessoas morrem prematuramente a cada ano devido à poluição do ar, sendo 4 milhões das mortes somente na região da Ásia e do Pacífico.

Segundo a ONU Meio Ambiente, 92% das pessoas em todo o mundo não respiram ar limpo; a poluição do ar custa à economia global cerca de 5 trilhões de dólares por ano; a poluição do solo pelo ozônio deverá reduzir os rendimentos de cultivos básicos em 26% até o ano de 2030.

Semana Nacional do Meio Ambiente

No Brasil ainda se celebra a Semana Nacional do Meio Ambiente, como consequência da data criada pela ONU.

Semana Nacional do Meio Ambiente começa em 1 de junho e vai até 5 de junho, quando se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia e o Dia Nacional da Reciclagem.

Esta semana de conscientização foi criada, no Brasil, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981. O objetivo era complementar a celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela ONU.

O principal objetivo da Semana Nacional do Meio Ambiente é conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas, incluindo a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil.

Entre os meios mais utilizados para isso, destaca-se:

  • Palestras nas escolas;
  • Workshops abertos ao público sobre reciclagem doméstica;
  • Apresentação de projetos de eco-sustentabilidade;
  • Coleta de lixo nas praias e parques;
  • Conscientização da população para o consumo sustentável;
  • Plantio de mudas de árvores em campos e parques públicos.

No Brasil, no dia 05 de junho comemoramos ainda o Dia Nacional da Reciclagem, que foi criado oficialmente a partir da Lei nº 12.055, de 9 de outubro de 2009.

Internacionalmente, o Dia Mundial da Reciclagem é comemorado em 17 de maio. Esta data foi instituída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

O objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância de coletar, separar e destinar os materiais recicláveis, como embalagens plásticas, cartões, peças eletrônicas, etc.

A reciclagem é uma das alternativas que podemos usar para ajudar o meio ambiente a se regenerar e não se degradar rapidamente.

Atualmente, reciclar é matéria obrigatória na escola, mas muita gente ainda nem sabe em que consiste e várias prefeituras não tem capacidade para realizar a coleta seletiva. Por isso, que tal ajudar a sua comunidade?

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *